Soluções para Manufatura
Ferramentaria

Estampos

Ferramentas de estampo: uma solução produtiva e de estabilidade para seu negócio

O estampo é utilizado para conformação de diferentes geometrias em peças metálicas, é composto por uma parte superior e inferior. Há diferentes tipos de estampo, e cada um deles tem características bem específicas.

Estampos ferramentaria

Tipos de estampos

Lâminas Magnéticas

As lâminas magnéticas são produzidas a partir de chapas metálicas, com espessuras inferiores a 0,8mm em aço carbono (em alguns casos com alto teor de silício) utilizados em motores elétricos em diversos segmentos. 

Como é feito o processo de trabalho das lâminas magnéticas na produção

O estampo produz essas lâminas em uma velocidade de estampagem de 300 a 600 gpm. O produto final neste tipo de processo pode ser obtido como lâminas soltas ou empacotadas.

Corte, Dobra e Repuxo

Processo de estampagem que possibilita o corte, a dobra e o repuxo de chapas metálicas. 

Três operações básicas geralmente agregadas em um processo de estampagem

A maioria das ferramentas que o mercado demanda requerem esses três processos na mesma ferramenta ou separadamente.

A chapa passa por diferentes etapas dentro de vários estágios do estampo e se transforma no produto final

Em uma ferramenta de corte, dobra e repuxo, em cada etapa, uma operação está sendo feita. É possível começar conformando (um repuxo) ou fazendo uma aba lateral do produto (uma dobra) e terminar a operação com o corte.

Ferramentas Transfer

É um tipo de ferramental de estampo, no qual a alimentação é feita por um robô ou por um sistema mecânico de transferência da peça de um estágio ao outro.

Quando devemos utilizar uma ferramenta Transfer?

Esta solução é normalmente utilizada quando não é possível obter o produto através do sistema progressivo, seja pelo tamanho ou geometria do produto.

Repuxo Profundo

Repuxo profundo é um processo de estampagem para trabalhar produtos que apresentam geometrias com grandes profundidades (geralmente acima de 50mm).

Como se dá o processo de repuxo profundo na fabricação de um produto

Uma chapa é conformada em vários estágios até chegar a uma determinada profundidade. É um processo complexo pelo fato de trabalhar a espessura do material de forma uniforme e sem ocasionar rupturas no produto.

As maiores aplicações hoje envolvem carcaças de motores, cubas de pias, tanques de combustível, filtros de combustível, filtros de ar e latas (por exemplo, de refrigerantes e desodorantes).

Corte Fino

Corte Fino é um processo de estampagem para trabalhar produtos que exigem um acabamento com mínimas marcas de estouro de corte e o mais próximo possível dos requisitos exigidos.

A utilização do corte fino na produção dos produtos finais

É utilizado para peças de maior precisão e chapas de espessuras maiores. Quando há trabalhos em que o processo posterior de usinagem deve ser extinto, existe uma atenção maior à parte ferramental, para que esse objetivo seja alcançado no corte fino.

O alto nível de precisão do corte fino nas peças

A peça já sai da ferramenta com o formato final, no nível de precisão de que o cliente precisa, sem estouros perceptíveis e menos deformações.

Ganhos para o seu processo

Ferramentas de alta precisão

hardware copy 5

Confiabilidade

Icon_Sheet_Connected Mobility

Ferramentas certificadas

Telefone

Você pode nos contatar de Segunda a Sexta feira, das 08:00 as 18:00 horas.

Mensagem

Entre em contato conosco através do nosso formulário