ps_skip_to_main
Bosch Soluções para Manufatura

Ferramentaria

Tecnologia para fabricação de moldes, estampos e dispositivos especiais

Ferramentaria

Solução ágil para mitigar desvios

Os dispositivos especiais são uma solução ágil para o controle e otimização dos processos produtivos, auxiliando na realização de fixações, montagens, ajustes e controles. Assegurando níveis adequados de qualidade e gerando ganhos de produtividade.

Dispositivos Especiais

Dispositivos especiais para produção

São dispositivos de suporte para manufatura que tem por objetivo atender as demandas específicas dos processos.

Devido a variabilidade da aplicação eles podem ser pneumáticos, hidráulicos, manuais e podem ser projetados para fixação, controle, ajuste, montagem e usinagem.

Sendo a Bosch uma empresa com uma grande diversidade de produtos e processos de manufatura, nossa experiência com esse tipo de solução é ampla e com foco nos resultados diretos na manufatura. 

Os requisitos de qualidade e produtividade sempre estão presentes na elaboração de cada dispositivo.

Ganhos para o seu processo

Produtividade

Identificação de desvios

Estabilidade do processo

Ferramentas de estampo: uma solução produtiva e de estabilidade para seu negócio

O estampo é utilizado para conformação de diferentes geometrias em peças metálicas, é composto por uma parte superior e inferior. Há diferentes tipos de estampo, e cada um deles tem características bem específicas.

Estampos ferramentaria

Tipos de estampos

As lâminas magnéticas são produzidas a partir de chapas metálicas, com espessuras inferiores a 0,8mm em aço carbono (em alguns casos com alto teor de silício) utilizados em motores elétricos em diversos segmentos. 

Como é feito o processo de trabalho das lâminas magnéticas na produção

O estampo produz essas lâminas em uma velocidade de estampagem de 300 a 600 gpm. O produto final neste tipo de processo pode ser obtido como lâminas soltas ou empacotadas.

Processo de estampagem que possibilita o corte, a dobra e o repuxo de chapas metálicas. 

Três operações básicas geralmente agregadas em um processo de estampagem

A maioria das ferramentas que o mercado demanda requerem esses três processos na mesma ferramenta ou separadamente.

A chapa passa por diferentes etapas dentro de vários estágios do estampo e se transforma no produto final

Em uma ferramenta de corte, dobra e repuxo, em cada etapa, uma operação está sendo feita. É possível começar conformando (um repuxo) ou fazendo uma aba lateral do produto (uma dobra) e terminar a operação com o corte.

É um tipo de ferramental de estampo, no qual a alimentação é feita por um robô ou por um sistema mecânico de transferência da peça de um estágio ao outro.

Quando devemos utilizar uma ferramenta Transfer?

Esta solução é normalmente utilizada quando não é possível obter o produto através do sistema progressivo, seja pelo tamanho ou geometria do produto.

Repuxo profundo é um processo de estampagem para trabalhar produtos que apresentam geometrias com grandes profundidades (geralmente acima de 50mm).

Como se dá o processo de repuxo profundo na fabricação de um produto

Uma chapa é conformada em vários estágios até chegar a uma determinada profundidade. É um processo complexo pelo fato de trabalhar a espessura do material de forma uniforme e sem ocasionar rupturas no produto.

As maiores aplicações hoje envolvem carcaças de motores, cubas de pias, tanques de combustível, filtros de combustível, filtros de ar e latas (por exemplo, de refrigerantes e desodorantes).

Corte Fino é um processo de estampagem para trabalhar produtos que exigem um acabamento com mínimas marcas de estouro de corte e o mais próximo possível dos requisitos exigidos.

A utilização do corte fino na produção dos produtos finais

É utilizado para peças de maior precisão e chapas de espessuras maiores. Quando há trabalhos em que o processo posterior de usinagem deve ser extinto, existe uma atenção maior à parte ferramental, para que esse objetivo seja alcançado no corte fino.

O alto nível de precisão do corte fino nas peças

A peça já sai da ferramenta com o formato final, no nível de precisão de que o cliente precisa, sem estouros perceptíveis e menos deformações.

Ganhos para o seu processo

Ferramentas de alta precisão

Confiabilidade

Ferramentas certificadas

Soluções customizadas para moldes exclusivos com total adequação técnica

Os moldes de injeção são amplamente utilizados na indústria por sua flexibilidade e pela qualidade superficial e dimensional que proporcionam ao produto. Por meio deles é possível alcançar total fidelidade às especificações técnicas, características e imagem de um item. A Bosch desenvolve moldes de injeção para polímeros de engenharia e outros materiais. São peças de alta complexidade geométrica e dimensional, integradas a recursos avançados e customizadas para diversos segmentos.

Moldes de Injecao

Tipos de Moldes

Tecnologia para o melhor aproveitamento da matéria-prima e maior qualidade do produto

Os moldes de injeção termoplásticos se diferem em função do tipo de matéria-prima que permitem trabalhar. São manufaturados materiais com características termofixas ou termoplásticos, que apresentam uma resistência mecânica maior. O polímero é aquecido para se tornar líquido e preencher o molde. Após o tempo de ciclo, o molde de injeção é aberto e o produto final está pronto, conforme a especificação técnica e design de cada empresa e demanda.

Mais qualidade na moldagem de peças plásticas

As soluções Bosch para moldes termoplásticos são desenvolvidas de acordo com a necessidade e especificação técnica do produto a ser fabricado. São projetadas para alcançar o máximo em qualidade, sem desperdícios ou falhas na produção, para que a matéria-prima seja trabalhada corretamente e na medida exata que o processo necessita, sem desperdícios.

• Diversas aplicações
• Adequação técnica
• Redução de desperdícios
• Mais qualidade

Adeque seu projeto para novos produtos ou mudanças de design

A Bosch desenvolve soluções técnicas inovadoras na construção de moldes para empresas de diversos segmentos. Atende todas as especificações técnicas exigidas pelo cliente oferecendo alinhamento completo do escopo requisitado. Com essa estratégia, a Bosch otimiza a produção de várias partes de um mesmo molde; ao mesmo tempo, otimizando ciclos de injeção com a facilidade de utilizar o molde em uma só máquina injetora.

Liberdade para criar e mudar sempre que for necessário

Mudanças em um projeto inicial podem ser necessárias devido a diversos fatores, seja uma nova norma, exigência de setor, por segurança ou alterações de volume, entre outros. Os moldes de injeção tipo família disponibilizados pela Bosch tornam esse processo de adequação mais simples, trazendo liberdade para criar itens novos a partir de um antigo, ou mudar quando preciso ou conveniente.

• Adequação de características
• Melhora dos projetos já executados
• Redução de custos

Ideal para processos de produção em produtos que possuam sistemas de roscas em sua geometria 

Após o término do ciclo de injeção, o produto gerado pode ser extraído do molde de injeção de uma forma muito simples. Ele apenas se abre para que a gravidade exerça sua força e extraia o item pronto. Porém, em alguns processos a gravidade não pode ser aproveitada para esse fim, ou a sua ação poderia danificar o produto. Seja por uma dessas ou outras razões, um processo mecânico teria uma eficiência maior. A extração por núcleo rotativo é a alternativa para que essa etapa também seja realizada com o auxílio da tecnologia.

Sistema mecânico de expulsão aplicável para diferentes setores

A extração mecânica é uma solução que a Bosch disponibiliza para moldes de injeção. Consiste em um sistema composto por um núcleo rotativo, cuja função é justamente rotacionar, com o intuito de expulsar o produto de dentro do molde. Como outras soluções Bosch, essa é uma tecnologia aplicável para diferentes setores da indústria, de forma personalizada para o molde que se pretende otimizar.

• Mecanização do processo
• Extração sensível e programada

Um sistema que acompanha a performance da sua produção

Uma empresa com alta demanda precisa produzir uma grande quantidade em pouco tempo. Por isso, todas as etapas do seu processo produtivo devem oferecer essa agilidade. Os moldes de injeção com ciclo rápido são a solução ideal para esse tipo de necessidade, pois toda a etapa acontece com uma rapidez além do convencional. O molde é construído pela Bosch de modo que a matéria-prima preencha rapidamente a cavidade; seu aquecimento acontece em menos tempo, como a etapa de resfriamento. Assim, o volume produzido é maior, garantindo a continuidade e o ritmo  da produção.

Rapidez com qualidade e segurança nos processos

As soluções Bosch são projetadas por engenheiros para que atendam às especificações técnicas de cada empresa. O time de especialistas também está atento às normas e legislações para que a tecnologia empregada seja segura, ao mesmo tempo que mantém a qualidade dos itens que são produzidos. Assim, os moldes de injeção por ciclo rápido trazem agilidade de uma forma segura e que atende aos padrões da empresa.

• Produção ágil e eficiente
• Mais segurança e qualidade

Uma tecnologia para produtos com a presença de insertos metálicos 

Algumas demandas requerem produtos plásticos que combinam propriedades de outros diferentes materiais. O objetivo é proporcionar  melhoria da resistência, redução de peso e custo além da otimização nos processos de montagem. Esse processo é muito utilizado em peças plásticas que ao formar o produto final tem a necessidade de conexão com cabos ou chicotes elétricos.

Ganhos para o seu processo

Redução de desperdícios

Redução de custos

Produção ágil e eficiente

Telefone

Telefone